A Olímpica Yvonne de Magalhães Padilha

Minha avó nunca praticou esportes. Porém, tornou-se uma Olímpica de coração. Em 1.948, meu avô, Sylvio de Magalhães Padilha, então diretor técnico do Comitê Olímpico Brasileiro, foi a Londres chefiando a Delegação do Brasil. Minha avó o acompanhou. Como não integrava a delegação brasileira, não se instalou, claro, na Vila Olímpica, mas em um hotel. Isso apenas no início da competição. Dias após o início dos jogos, juntou-se à equipe feminina da nossa natação, que se encontrava em depressão por não estarem na Vila. Estavam alojadas em Winbledon, longe dos demais Atletas.

Os quartos das nadadoras ficavam em um sótão de um prédio sem elevador, de três andares. Naquela época era quase impóssível a comunicação com o Brasil, pelo que as Atletas, desacostumadas a viajar para o exterior, realmente sentiam falta de casa. Todos os dias minha avó providenciava, ela própria, doces e biscoitos para as Atletas, como uma forma de complementar a alimentação racionada que havia na Europa.

Em Londres do pós guerra, a vida era mesmo difícil. No hotel em que esteve hospedada no início dos Jogos, o café da manhã era composto por um único pão que, se não comido, era servido, o mesmo, no dia seguinte. Nem no hotel, tampouco nos alojamentos das Atletas, havia troca de lençois e toalhas, que foram os mesmos durante todo o período de competição.

Outras épocas, de um esforço sobre-humano para manter a chama olímpica  no mundo e, especialmente, no Brasil. Minha avó, que sempre leu muito, falava diversas línguas e era uma pessoa à frente de sua época, na forma de agir e pensar, soube exercer com discrição e modéstia o papel de primeira dama do esporte brasileiro até 1.973, quando morreu. Ela não era afetada!

Categorias olimpismo

2 comentários em “A Olímpica Yvonne de Magalhães Padilha

  1. Dna Yvonne – minha nova heroína!

    Curtir

  2. Conheci sua vó e o major em razão da amizade que tinham com meu pai e minha mãe saudades daquele tempoa
    Abs

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close