Olimpíadas de 2.016 – Para Quem Vão os Votos da América Hispânica

(Publicado originalmente em 23/10/2008)

Em recente conversa, no exterior, com um influente jornalista esportivo, que acompanha o Olimpismo e o Comitê Internacional Olímpico (“CIO”) há vinte anos e que está seguindo muito de perto a campanha para os Jogos Olímpicos de 2.016, foi-me falado que os votos da América Hispânica seriam destinados à Cidade de Madrid. Nem mesmo os Países vizinhos aos nosso, votariam no Brasil. Com certeza, um Membro do CIO de um País do Mercosul está na dúvida entre Madris, ou Tokyo. Ainda segundo esse jornalista, que mantém contacto intenso com Membros do CIO, não restam dúvidas de que a candidatura do Rio de Janeiro é a pior delas. A única coisa boa seria o fuso horário, que agrada às televisões americanas. O palpite dele, lastreado nas pesquisas e contacto corpo à corpo com os Membros do CIO, é que o Rio cai fora logo na primeira rodada de votações. Diz um Membro do CIO: “Eu não sei aonde o Rio vai buscar votos”.

Como conheço bem esse mundo Olímpico e as entranhas de como se dão as eleições da Cidade Olímpica, não tenho dúvidas de que as chances do Rio de Janeiro (ou de qualquer outra Cidade brasileira, para que não me chamem de barrista), é zero. Tecnicamente, deveria, sim, ser a primeira Cidade a sair fora da disputa. E as probabilidades de isso ocorrer são enormes. Talvez — e aí é um palpite meu — os latinos preserverm o Rio na primeira rodada, dividindo seus votos de forma a tentar que uma Cidade do mesmo continente não seja degolada logo de cara. Pura política de boa vizinhança, até mesmo para confundir as candidaturas mais fortes. E para cumprir um papel, digamos, de vizinhos. Se isso acontecer, o Rio passa da primeira fase. E depois fica por aí, sendo eliminado na segunda votação.

Presidentes da República, ou Chefes de Estado, nunca tiveram influência nos votos dos Membros do CIO. Talvez isso pudesse ter ocorrido na época da “cortina de ferro”, que invariavelmente votava em bloco. Mas não se sabe se por orden dos ditadores de plantão, ou ser para mostrar força política na época da guerra fria. É claro que o apoio Presidencial para a candidatura de seu próprio País é importante para a garantia dos Jogos. Mas isso não influencia votos. Por isso, quando o Presidente Lula diz que “vou pedir votos a cada Presidente, ou Chefe de Estado que encontrar”, é uma grande bobagem. Chefes de Estado não votam. E não pressionam os membros do CIO de seus respectivos Países a votar em determinada Cidade. Talvez a única exceção que possa ocorrer, em ter um Chefe de Estado influenciando na disputa olímpica, será a eleição de Barack Obama para a Presidência dos EUA. Barack Obama representará, se eleito, uma novidade para o mundo e seu poder poderá ter influência nos votos dos Páíses africanos, sobretudo. Haverá uma identidade natural. Barack Obama também representará uma nova esperança para a África, continente miserável e carente de atenção. E esses votos migrariam para Chicago. Fora isso, Chefe de Estado não muda voto de ninguém.

Categorias olimpismo

4 comentários em “Olimpíadas de 2.016 – Para Quem Vão os Votos da América Hispânica

  1. Boa, cara! De onde voce é?

    Curtir

  2. Obrigado. De São Paulo. Alberto.

    Curtir

  3. Têm toda razão Alberto , é só lembrar como foi a eleição de Atlanta 96.

    Nem o fato da comemoração do centenário das Olimpíadas comoveu os membros do COI para que a Grécia sediasse os Jogos.

    Curtir

  4. Gostei do comentário do Pedro Rocha, principalmente por que ele não sabe quem você é e quão bem informado! Eu, que tenho o privilégio de o conhecer, posso garantir que a informação tem ótima fonte. Gostei do seu comentário sobre a candidatura do Rio. Como paulista mas com profunda afeição ao Rio porque ali cresci e passei parte da minha vida, lamento concordar mas eu jamais votaria nessa candidatura! Sob todos os pontos de vista!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close