O Que Fazer Com a Piscina Maria Lenk

(Publicado originalmente em 20/10/2008)

Conheci a Maria Lenk. Foi grande Amiga de meu avô. Ambos praticaram esportes na época em que isso era coisa de gentleman (ou de gentlewoman!). Ambos tinham no esporte uma profissão de fé. Estiveram juntos em Jogos Olímpicos. Nada mais justo do que nomear a nova piscina construída no Rio com o nome da grande pioneira da natação brasileira (sem esquecer de Piedade Coutinho, 5º lugar em Berlin, 1.936, sua companheira). Maria Lenk morreu antes do Pan-Americano, mas chegou a ver erguida a piscina em sua homenagem.

A pergunta é: Estaria Maria Lenk, hoje, feliz, com o destino que a Prefeitura e o COB deram à piscina que leva seu nome? A resposta óbvia é: Não! Maria Lenk também era a favor da massificação do esporte e, em várias ocasiões, expôs sua maneira de pensar o esporte. Maria Lenk estaria triste porque, após o Pan-Americano vieram à tona os escândalos de super-faturamento, brutal, na construção da piscina. Maria Lenk ficaria muito triste ao ler o relatório preliminar do TCU, no momento que tece comentários sobre os desmandos de dinheiro empregados na construção daquele centro aquático. Certamente, Maria Lenk também ficaria desgostosa com a destinação dada àquela piscina.

Aquela que poderia ser a piscina utilizada para que crianças, adolescente e adultos da Cidade do Rio de Janeiro pudessem nadar, sob a orientação de Professores especializados, tornou-se, por enquanto, apenas palco de competições de alto rendimento. Nada contra o alto rendimento. Pelo contrário. Tudo a favor. Mas a moderna (super faturada) piscina poderia servir às duas coisas, à massificação e ao alto rendimento, a exemplo do que acontece com a piscina pública do Ibirapuera, em São Paulo, construída da década de quarenta e que está, até hoje, cumprindo  seu papel (depois dela, nenhuma piscina pública com aquelas dimensões foi construída em São Paulo. Anyes dela, ainda fora construída a piscina do conjunto desportivo Baby Barioni, cujo intuito também era o de massificar os esportes aquáticos).

A Prefeitura do Rio vê o Centro Aquático Maria Lenk como um “elefante branco”. Assim como quis desfazer-se do Engenhão (destinado ao futebol do Botafogo) e da Arena Olímpica (destinada à Globo para, primordialmente, promover shows), o Centro Aquático foi devolvido ao Comitê Olímpico Brasileiro. Li nos jornais que o Comitê vai contratar uma consultoria norte-americana para melhor orientar a utlização dessa piscina. Aliás, será que essa contratação será com licitação, como exige o artigo 4º do Decreto regulamentador da Lei Piva? E para que contratar uma empresa estrangeira para saber o que fazer com aquele centro aquático? Não precisa contratar empresa estrangeira e nem brasileira. Basta contratar um bom administrador esportivo e fazer daquele local um centro de massificação dos esportes aquáticos no Brasil, com professores especializados em cada uma das 4 modalidades. Fazer escolinhas e, igualmente, permitir que cidadãos cariocas (ou de qualquer parte do Brasil), cadastrem-se ali para apenas nadarem, exercitarem-se. A piscina olímpica do Japão é assim. A pessoa se cadastra e paga algo em torno de 5 dólares estado-unidense para nadar. Não há mistério. O Ibirapuera é assim.

Em homenagem à memória de Maria Lenk, tornem aquele centro aquático um local do povo, seja para as pessoas simplesmente nadarem, ou seja uma escolhinha de natação para formar campeões.

Categorias olimpismo

Um comentário em “O Que Fazer Com a Piscina Maria Lenk

  1. Assim como o Maria Lenk poderia e deveria ser utilizado como a Cidade da Natação ( projeto a anos no papel ) o Engenhão poderia e deveria ser utilizado como Centro Nacional de Excelência do Atletismo.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close